Terça, 16 de Julho de 2024
22°C 28°C
Fortaleza, CE

Clube de Ciências do Bioparque inicia atividades com estudantes da Capital e do interior

O Bioparque Pantanal iniciou na quarta-feira (3) as atividades do Clube de Ciências com estudantes de onze escolas de Campo Grande e do interior. O...

05/07/2024 às 06h16
Por: Redação Fonte: Secom Mato Grosso do Sul
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Mato Grosso do Sul
Foto: Reprodução/Secom Mato Grosso do Sul

O Bioparque Pantanal iniciou na quarta-feira (3) as atividades do Clube de Ciências com estudantes de onze escolas de Campo Grande e do interior. O objetivo do projeto é popularizar a ciência e promover a iniciação científica entre alunos do Ensino Fundamental e Médio do estado.

Nos próximos seis meses, sob supervisão do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) do Bioparque Pantanal, os estudantes desenvolverão projetos científicos alinhados aos eixos temáticos: Sustentabilidade, Social, Educacional, Desenvolvimento e Inovação.

As escolas com projetos aprovados são de Campo Grande, Jaraguari e Guia Lopes da Laguna. De Campo Grande, participam: Escola Estadual João Carlos Flores; Escola Estadual Blanche Dos Santos Pereira; Escola Municipal João Evangelista Vieira de Almeida; Escola Estadual Orcírio Thiago de Oliveira; Escola Estadual Teotônio Vilela; Escola Estadual Professora Brasilina Ferraz Mantero; Colégio Nova Escola; e Escola Estadual Neyder Suelly Costa Vieira.

Do interior, foram aprovadas duas escolas: Escola Estadual Salome de Melo Rocha, de Guia Lopes da Laguna, e Escola Estadual José Serafin Ribeiro, de Jaraguari.

“Fomentar a iniciação científica dos estudantes é um dos objetivos do Bioparque Pantanal e o Clube de Ciências está inserido nos pilares de Pesquisa e Educação Ambiental do nosso complexo. A iniciativa do empreendimento possibilita o surgimento de jovens pesquisadores que promoverão a ciência, a tecnologia e o desenvolvimento em nosso estado”, afirmou a diretora-geral do Bioparque Pantanal, Maria Fernanda Balestieri.

Foto: Reprodução/Secom Mato Grosso do Sul
Foto: Reprodução/Secom Mato Grosso do Sul
Foto: Reprodução/Secom Mato Grosso do Sul
Foto: Reprodução/Secom Mato Grosso do Sul

Lívia dos Santos, do 7º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Orcírio Thiago de Oliveira, conta que está animada com os trabalhos. “Estou muito empolgada, pois acredito que vamos aprender muito. Nosso projeto está relacionado à Educação Ambiental do Bioparque e como ela impacta a vida dos visitantes e das escolas. Vamos produzir banners com informações para mudar hábitos prejudiciais ao meio ambiente”, explicou.

As atividades semanais com os grupos de estudantes e professores orientadores ocorrerão sempre às quartas e sextas-feiras, nos períodos matutino e vespertino, no Laboratório do Clube de Ciências do Bioparque Pantanal. Também serão realizadas reuniões e atividades virtuais, conforme o calendário escolar.

Eduardo Coutinho, Bioparque Pantanal
Foto: Lara Miranda

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários